contato@mallmannmoreira.adv.br
(55) 3028-0393    (55) 3026-0393

VALORES DEPOSITADOS EM CONTA VINCULADA

Os proventos recebidos na constância da união estável ou do casamento devem ser partilhados em eventual dissolução ou divórcio, observado o regime de bens e datas de início e término da relação.

VALORES DEPOSITADOS EM CONTA VINCULADA AO FGTS DEVEM SER PARTILHADOS EM DIVÓRCIO OU DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL

capa_noticia_siteOs proventos recebidos na constância da união estável ou do casamento devem ser partilhados em eventual dissolução ou divórcio, observado o regime de bens e datas de início e término da relação.

Diante disso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ)¹ fixou o entendimento de que deve ser reconhecido o direito à meação dos valores depositados em conta vinculada ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), auferidos durante a constância da união, ainda que não sejam sacados imediatamente após a separação do casal. Nesses casos, a Caixa Econômica Federal (CEF) deverá ser comunicada para que providencie a reserva do montante referente à meação, a fim de que, quando da realização de qualquer das hipóteses legais de saque, seja possível a retirada do numerário.

¹REsp 1399199/RS, Rel. Ministra MARIA ISABEL GALLOTTI, Rel. p/ Acórdão Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 09/03/2016, DJe 22/04/2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

..

Leave a Reply